Meu Ambientalismo na minha Espiritualidade - Sátiro Urbano
Novidades
Carregando...

6 de outubro de 2019

Meu Ambientalismo na minha Espiritualidade

Talvez nem todos saibam, mas eu comecei minha jornada como educador ambiental aos 13 anos de idade. Naquela época, havia um programa do governo federal chamado "COMVIDA - Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas", que visava desenvolver uma espécie de grêmio estudantil ecológico nas escolas brasileiras. Qualquer um podia participar, alunos, professores, equipe administrativa, pedagógica, comunidade escolar num geral, pais, vizinhos de bairro, enfim, qualquer um que tivesse interesse de se envolver com o cotidiano escolar. Na minha escola começamos um projeto de horta bem simples mas que em poucos meses estava abastecendo não só o cardápio da merenda escolar mas também algumas famílias que moravam ao redor do colégio e sabiam que tínhamos uma horta bem grande e produtiva. Ver aqueles resultados levou eu e outros colegas a nos engajarmos ainda mais na luta em defesa do Meio Ambiente.

Existe um grupo de jovens educadores ambientais no Brasil que surgiu em 2003 e atua até hoje com a pauta da formação e empoderamento  de jovens nas questões ambientais. Eles são os Coletivos Jovens de Meio Ambiente e estão à frente da pauta de juventude e meio ambiente no Brasil há quase duas décadas. Jovens entre 15 e 29 anos que investiram suas vidas em prol da causa ambiental. Encontrá-los na época da implantação das COMVIDAs nas escolas foi um misto de espanto, alegria e receio. E só depois eu percebi que se tornou uma sensação de volta pra casa indescritível. E ali dentro do grupo eu me tornei "full" ambientalista. Eu simplesmente amo ensinar. Desde novo. Comecei ensinando pelos vídeo games (e não parei até hoje), depois ensinei inglês e português para os amigos e quando a Educação Ambiental me encontrou eu me encontrei nela e ensinei ela em escolas, empresas, movimentos sociais e políticos e sociedade civil. E venho fazendo isso por 13 anos ininterruptos 😁

Essa jornada toda me levou aos questionamentos sobre espiritualidade. Eu também joguei muito RPG e foram neles que eu descobri os druidas e a espiritualidade ligada à Terra.  Nisso tudo, desde muito novo, eu também já tinha a figura de Pan no meu horizonte espiritual. Foi relativamente fácil vincular todas essas coisas numa caminhada só e perceber como eu posso continuar nessa jornada como pagão e ambientalista, unindo o útil ao agradável. 

Anhangá
Hoje vivemos uma necessidade urgente de engajamento nas questões ambientais, principalmente do nosso país. Qualquer pessoa que nunca tenha se interessado pelo tema já ouviu falar pelo menos uma vez sobre e sabe da possibilidade de vivermos em breve uma crise global por conta da destruição ambiental que nossa espécie provocou e causou no planeta. 

Aqui no Brasil nós temos diversas possibilidades de trabalho social, ambiental e mágico. Mitos e espíritos indígenas, a energia dos orixás, a sacralidade e antiguidade dessa terra que habitamos.

Meu sonho é conseguir provocar, instigar, ajudar, caminhar ao lado, e também aprender com outros bruxos, pagãos e ambientalistas dentro da jornada espiritual sobre continuar trabalhando e se engajando em prol da nossa Casa, o Planeta Terra.

Vamos juntos?

Álex Hylaios.

Conversas de um sátiro que mora na cidade sobre vida, cotidiano, magia e paganismos. Senta na grama mesmo!

Compartilhe com seus amigos

Deixe um comentário

Notificação
Não temos nenhuma notificação
Fechar